quinta-feira, 14 de maio de 2009

Voto biométrico chegará ao Piauí para eleições em 2010

A eleição em 2010 será diferente para parte da população piauiense. Será implantado em alguns municípios, o voto biométrico. O sistema que será usado nas urnas eletrônicas vai reconhecer as impressões digitais dos eleitores. Esse novo mecanismo visa evitar fraudes nas votações, já que é raro existir duas pessoas com a digital idêntica.

O processo de identificação deverá confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido com todo o banco de dados disponível.

Os municípios que terão esse novo tipo de identificação serão: Angical (a 100km de Teresina), Beneditinos, Demerval Lobão, Elesbão Veloso(165km de Teresina), Luís Correia (356km ao norte de Teresina) e Monsenhor Gil (a 63 km de Teresina). Os eleitores desses municípios passarão por recadastramento para capturar foto e coletar digital, que durará cerca de dez minutos.

Nesse novo sistema, como não vai ser mais necessário que o mesário habilite a urna e a libere para o cidadão votar - será suficiente o simples registro da digital para o próprio eleitor autorizar o processo de votação - a tendência é a de que a votação torne-se ainda mais rápida.


Thaizys Val

Nenhum comentário: