quarta-feira, 6 de maio de 2009

Hemopi não reduz o número de doadores com as enchentes


Mesmo com o período calamitoso que vive não só a capital, mas todo o estado do Piauí, o Centro de Coleta de sangue do Estado, o Hemopi, não registrou baixa em seu número de doadores. Atualmente o hemocentro recebe em torno de 200 a 250 bolsas de sangue por dia.

O Hemopi, criado em 1985, é o único hemocentro do estado. Possui regionais em Parnaíba, Picos, e Floriano, além de 19 agências que funcionam dentro dos hospitais, e trabalham exclusivamente com coleta, processamento e transfusão de sangue.

De acordo com a Coordenadora de Educação e Saúde do hemocentro, Veronísia Rosal, o doador que verdadeiramente tem interesse em se disponibilizar para a coleta, não deixará de fazê-la. ”A situação é difícil, mas não atrapalha quem realmente quer doar”, diz ela.

Ainda segundo a coordenadora, a maior dificuldade que o Hemopi enfrenta é a falta de conscientização das pessoas sobre a importância da doação de sangue e a pouca informação sobre o procedimento tomado na coleta. “Na maioria das vezes as pessoas só doam por causa e algum parente, depois que sentem na pele”, comenta Veronísia Rosal.

Para reverter esse quadro de desinformação da população, o Hemopi através da assessoria de comunicação do Estado, faz uma divulgação (palestras, folhetos, entrevistas) dos serviços prestados pelo Centro, no sentido de desmistificar o imaginário popular quanto à doação de sangue.


Whenna Duarte

Um comentário:

Elsimary disse...

Parabéns! foi muito feliz a jornalista Whenna ao fazer essa matéria, a população precisar ser concientizada da necessidade de doação constante.