O engenheiro Luiz Hernani de Carvalho, engenheiro responsável pelas obras na barragem de Algodões I, na cidade de Cocal (PI), divulgou nota à imprensa neste sábado (30) em que dá sua versão para a tragédia. Luiz Henrique rebateu todas as criticas que o apontaram como principal responsável pela volta das famílias à suas casas. Ele teria avisado que a barragem não corria risco de romper.
Na nota, o engenheiro negou ser “culpado”, dizendo que uma série de fatores naturais e alheios as padrões internacional de segurança contribuíram para a fatalidade.
Críticas:
A mídia nacional e local está repercutindo muito a tragédia de Algodões I. Tanto pela intensidade do acontecimento, que já matou sete pessoas e deixou milhares sem nada, mas principalmente pelo fato que já havia sido feito um estudo na barragem, pelo risco de rompimento. Mesmo assim o endinheiro responsável, Luiz Hernani de Carvalho, apontou que as famílias não corriam risco algum.
A maioria dos jornalistas está o apontando como principal culpado pelo desastre. Um exemplo foi o jornalista Boris Casoy, da TV Bandeirantes, que repercutiu o caso no Jornal da Noite, onde é apresentador, e classificou o a ordem para que as famílias voltassem para as áreas de risco como “criminosa”. Casoy ainda deixou uma pergunta no ar: “Será se dessa vez, pelo menos dessa vez, alguém vai ser responsabilizado?”
O Governo do Estado determinou a criação de um comitê técnico para avaliar o ocorrido na Barragem Algodões I. Foi determinado também que a Secretaria de Segurança instaure um inquérito para apurar as responsabilidades pelo desabamento.
Veja a íntegra do documento:



*Clique nas imagens para ampliá-las
Confira matérias relacionadas sobre a tragédia em Cocal:
Ministério Público Federal realizará investigações sobre o rompimento da barragem de Algodões I
Jovem de 17 anos foi encontrada morta em Cocal
Mais de três mil desabrigados
Antes e depois - Barragem de Algodões
Governo determina o envio de uma equipe de técnicos da PCPR à Cocal
Alerta Maximo no Norte do Piaui
Número de vítima do rompimento da Barragem sobe para 7
Mais de mil pessoas estão ilhadas em Cocal e Buriti dos Lopes
Laryssa Saldanha
Um comentário:
a frase "veja NA integra"
so pra colocar o N antes do A
abçs
Postar um comentário