sábado, 30 de maio de 2009

Engenheiro do caso Algodões I rebate acusações e se diz inocente


O engenheiro Luiz Hernani de Carvalho, engenheiro responsável pelas obras na barragem de Algodões I, na cidade de Cocal (PI), divulgou nota à imprensa neste sábado (30) em que dá sua versão para a tragédia. Luiz Henrique rebateu todas as criticas que o apontaram como principal responsável pela volta das famílias à suas casas. Ele teria avisado que a barragem não corria risco de romper.


Na nota, o engenheiro negou ser “culpado”, dizendo que uma série de fatores naturais e alheios as padrões internacional de
segurança contribuíram para a fatalidade.

Críticas:

A mídia nacional e local está repercutindo muito a tragédia de Algodões I. Tanto pela intensidade do acontecimento, que já matou sete pessoas e deixou milhares sem nada, mas principalmente pelo fato que já havia sido feito um estudo na barragem, pelo risco de rompimento. Mesmo assim o endinheiro responsável, Luiz Hernani de Carvalho, apontou que as famílias não corriam risco algum.

A maioria dos jornalistas está o apontando como principal culpado pelo desastre. Um exemplo foi o jornalista Boris Casoy, da TV Bandeirantes, que repercutiu o caso no Jornal da Noite, onde é apresentador, e classificou o a ordem para que as famílias voltassem para as áreas de risco como “criminosa”. Casoy ainda deixou uma pergunta no ar: “Será se dessa vez, pelo menos dessa vez, alguém vai ser responsabilizado?”

O Governo do Estado determinou a criação de um comitê técnico para avaliar o ocorrido na Barragem Algodões I. Foi determinado também que a Secretaria de Segurança instaure um inquérito para apurar as responsabilidades pelo desabamento.



Veja a íntegra do documento:







*Clique nas imagens para ampliá-las


Confira matérias relacionadas sobre a tragédia em Cocal:

Ministério Público Federal realizará investigações sobre o rompimento da barragem de Algodões I


Jovem de 17 anos foi encontrada morta em Cocal


Mais de três mil desabrigados


Antes e depois - Barragem de Algodões


Governo determina o envio de uma equipe de técnicos da PCPR à Cocal


Alerta Maximo no Norte do Piaui


Número de vítima do rompimento da Barragem sobe para 7


Mais de mil pessoas estão ilhadas em Cocal e Buriti dos Lopes




Laryssa Saldanha

Um comentário:

Anônimo disse...

a frase "veja NA integra"
so pra colocar o N antes do A
abçs