quarta-feira, 6 de maio de 2009

Solidariedade: pratique já!

O mais se fala no momento, pelo qual o Piauí está passando, é em solidariedade. Milhares de família estão desabrigadas por conta dos alagamentos. Mas você sabe o que é solidariedade?

Não se trata de um sinônimo moderno para voluntariado — esta forma de ação é, na verdade, um de seus produtos. Também não é caridade, compaixão ou assistencialismo. Na verdade, ela vai além de tudo isso. Como já indica o radical da palavra, é enxergar o grupo como algo sólido, interessar-se pelos outros e fazer algo por eles. "Não é apenas de um sentimento, mas uma postura diante da vida, uma disposição para se colocar como alguém que não está sozinho". (wikipedia)

O momento agora é exatamente o que diz o conceito retirado da internet: se colocar no lugar das pessoas e fazer algo para ajudá-las. Não basta ó se comover, ficar chocado com a situação, temos que agir.

Durante entrevista concedida na manha desta quarta-feira a TV Meio Norte, o Prefeito de Teresina, Silvio Mendes, de emocionou ao dar uma exemplo simples de solidariedade. Ele contou que uma mulher sempre liga para a sua residência e pedindo um emprego para se sustentar. Mas na noite desta terça-feira foi diferente. Ela ligou para pedir, agora não mais um emprego, mas que mandasse alguém até a sua casa para buscar uma cama que ela possui, mas não usa.

Para quem quer ajudar também, existem vários pontes de coleta de doações espalhados pela cidade. Além das igrejas, como as dos bairros de Fátima e São Cristóvão, zona Leste, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), situado na praça do Fripisa, Centro, está recebendo doações. Os supermercados Bom Preço da avenida Frei Serafim e do Teresina Shopping também montaram postos de coleta. O pedido da secretaria de assistência social é, preferencialmente, por leite em pó, agasalhos e brinquedos, já que parte dos desabrigados são crianças.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) também está fazendo coleta de donativos. Os números para contato são 3221-4509 e 3222-0555 e o atendimento é durante 24 horas.



Laryssa Saldanha

Nenhum comentário: