sábado, 30 de maio de 2009

Mais de mil pessoas estão ilhadas em Cocal e Buriti dos Lopes

.

Por causa do rompimento da barragem de Algodões I, localizada na cidade de Cocal e Buriti dos Lopes (PI), mais de mil pessoas estão ilhadas. O acesso às cidades do litoral do Estado só pode ser feito com um desvio pelas cidade de Luzilândia (PI) ou Tianguá (CE), o que representa um aumento de 200 km no percurso.

Dentro das cidades de Cocal e Buriti dos Lopes, o acesso à algumas comunidades só pode ser feito de barco, cavelo ou a pé. Não existe mais estrada que nestes locais, que foram arrastadas pelas águas.


Equipes do Corpo de Bombeiros estão ajudando no resgate das famílias ilhadas. Neste sábado (30), a prioridade será o deslocamento de cestas básicas, roupas, remédios e procura por mais desaparecidos.


Em números oficiais, foram contabilizados seis mortos e três desaparecidos. Os povoados mais críticos são Frecheiras, Angico Branco, Cruzinha e Franco.


A distribuição dos alimentos e remédios está prejudicada por causa da pouca capacidade de deslocamento dos helicópteros que estão trabalhando no caso. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) foi deslocada para essa função, mas está parada em Teresina por falta de combustível. O governo garantiu que o helicóptero estará em operação neste domingo (31).


Doações

O prefeito de Cocal, Fernando Sales (DEM), anunciou neste sábado (30) que abriu uma conta bancária para recebimento de doações destinadas a ajudar as vítimas. As pessoas podem depositar qualquer valor na agência do Banco do Brasil número 1777-9, conta






Laryssa Saldanha

Nenhum comentário: