domingo, 31 de maio de 2009

Jornalista renomado faz reportagem especial sobre Algodões I


Na noite deste domingo (31) o programa Domingo Espetacular, a revista eletrônica da TV Record, apresentou uma reportagem especial sobre o rompimento da Barragem de Algodões I, em Cocal, a 258km de Teresina.

O apresentador Paulo Henrique Amorim veio ao Piauí na última sexta-feira (29) e se direcionou logo para a cidade onde aconteceu a tragédia, que teve repercussão nacional por sua gravidade. Na matéria, o apresentador mostrou a história da moradora Sandra, mãe de três filhos, e grávida do quarto. Sandra perdeu tudo com o rompimento da barragem e ainda se perdeu do marido e de dois filhos. Ela foi acudida na casa de uma senhora, que cuidou dela. As crianças foram encontradas neste sábado (clique aqui e veja matéria relacionada). Os dois meninos, Eduardo e Henrique, de três e quatro anos, passaram três dias perdidos em um morro onde foram deixados pelo pai. A matéria mostrou o reencontro da família.



Outro ponto abordado na matéria foi o fato de que, Sandra, assim como outras milhares de famílias, só voltaram para as áreas atingidas pelas águas, por conta da autorização do engenheiro responsável pra barragem. Foi mostrado o documento onde Luiz Hernani de Carvalho autoriza a volta das famílias. Ele cobrou R$ 273 mil ao Governo pelo laudo.




Mais de mil famílias perderam tudo em quase 20 povoados atingidos pelas águas da Barragem de Algodões I. Até este domingo (30), o relatório da Defesa Civil mostra sete vítimas oficiais, sendo que um bebê de um ano está entre os desaparecidos e, por sua fragilidade e falta de defesa, pode ser a oitava vitima.


Equipes do Corpo de Bombeiros, Exército, Defesa Civil estão a procura das pessoas desaparecidas. Helicópteros dos Governo dos Estado do Piauí, Ceará e um da Força Aérea Brasileira ajudam na procura de vítimas e na distribuição de donativos.






Paulo Henrique mostrou também a história de um morador que perdeu sua casa e os dois empregos que possuía. Ele era segurança da Barragem e de uma das escolhas destruídas pelo desastre. Ele viu duas das alunas da escola onde trabalhava morrerem levadas pelas águas. “Me falaram que elas tinham ido comprar um leite quando tentou voltar, a água já tinha tomado a frente da estrada. Aí, elas tentaram correr acompanhando e não conseguiu, a água já tomou a frente delas e elas subiram numa árvore (cajueiro). O cajueiro virou com elas, arrancou.”




Na tarde deste sábado o engenheiro Luiz Hernani de Carvalho negou que o desastre tenha sido sua culpa. CLIQUE AQUI E LEIA MATÉRIA COMPLETA





Laryssa Saldanha


.Clique aqui e comente nesta matéria


.

Nenhum comentário: