domingo, 31 de maio de 2009

Jornalista renomado faz reportagem especial sobre Algodões I


Na noite deste domingo (31) o programa Domingo Espetacular, a revista eletrônica da TV Record, apresentou uma reportagem especial sobre o rompimento da Barragem de Algodões I, em Cocal, a 258km de Teresina.

O apresentador Paulo Henrique Amorim veio ao Piauí na última sexta-feira (29) e se direcionou logo para a cidade onde aconteceu a tragédia, que teve repercussão nacional por sua gravidade. Na matéria, o apresentador mostrou a história da moradora Sandra, mãe de três filhos, e grávida do quarto. Sandra perdeu tudo com o rompimento da barragem e ainda se perdeu do marido e de dois filhos. Ela foi acudida na casa de uma senhora, que cuidou dela. As crianças foram encontradas neste sábado (clique aqui e veja matéria relacionada). Os dois meninos, Eduardo e Henrique, de três e quatro anos, passaram três dias perdidos em um morro onde foram deixados pelo pai. A matéria mostrou o reencontro da família.



Outro ponto abordado na matéria foi o fato de que, Sandra, assim como outras milhares de famílias, só voltaram para as áreas atingidas pelas águas, por conta da autorização do engenheiro responsável pra barragem. Foi mostrado o documento onde Luiz Hernani de Carvalho autoriza a volta das famílias. Ele cobrou R$ 273 mil ao Governo pelo laudo.




Mais de mil famílias perderam tudo em quase 20 povoados atingidos pelas águas da Barragem de Algodões I. Até este domingo (30), o relatório da Defesa Civil mostra sete vítimas oficiais, sendo que um bebê de um ano está entre os desaparecidos e, por sua fragilidade e falta de defesa, pode ser a oitava vitima.


Equipes do Corpo de Bombeiros, Exército, Defesa Civil estão a procura das pessoas desaparecidas. Helicópteros dos Governo dos Estado do Piauí, Ceará e um da Força Aérea Brasileira ajudam na procura de vítimas e na distribuição de donativos.






Paulo Henrique mostrou também a história de um morador que perdeu sua casa e os dois empregos que possuía. Ele era segurança da Barragem e de uma das escolhas destruídas pelo desastre. Ele viu duas das alunas da escola onde trabalhava morrerem levadas pelas águas. “Me falaram que elas tinham ido comprar um leite quando tentou voltar, a água já tinha tomado a frente da estrada. Aí, elas tentaram correr acompanhando e não conseguiu, a água já tomou a frente delas e elas subiram numa árvore (cajueiro). O cajueiro virou com elas, arrancou.”




Na tarde deste sábado o engenheiro Luiz Hernani de Carvalho negou que o desastre tenha sido sua culpa. CLIQUE AQUI E LEIA MATÉRIA COMPLETA





Laryssa Saldanha


.Clique aqui e comente nesta matéria


.

sábado, 30 de maio de 2009

Teresina Web Press!

.

Acompanhe as notícias deste domingo (31) no blog
Teresina Webpress


.

Bebê de 1 ano pode ser a oitava vítima da Barragem de Algodões


De acordo com informações divulgadas na imprensa local, uma criança de um (1) ano de idade está desaparecida. Com esta informação, especula-se que ele possa ser a oitava vítima do rompimento da Barragem de Algodões I.

Até o início da noite deste sábado (30), o Governo do Estado confirmou a morte de sete pessoas e que duas ainda estão desaparecidas. Várias equipes do Corpo de Bombeiros, Exército, Defesa Civil, e Polícia Militar continuam as buscas na região do rio Pirangi.

Divulgação nacional

O site G1 publicou matéria na noite deste sábado (30), com a informação de que são oito mortos: “Neste sábado (30), subiu para oito o número de vítimas da tragédia.”

A matéria diz respeito a localização de duas crianças, os irmãos Eduardo e Henrique Veras, 3 e 4 anos, que passaram três dias perdidos no morro onde foram deixados pelo pai.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra


Veja o vídeo em matéria divulgada no Jornal Nacional






Laryssa Saldanha

Prefeitura de Teresina garante melhorias no Centro

Foto: ASCOM PMT

Para a prefeitura de Teresina, a inauguração do Shopping da Cidade tornará o Centro menos problemático. É que com a abertura desse novo centro de compras, as ruas ocupadas por mais de 1.500 camelôs serão, novamente, vias de tráfego. As ruas Simplício Mendes e Álvaro Mendes serão reestruturadas e os comerciantes dessas vias apostam em novos rumos para a comercialização. No entanto, será se isso realmente vai acontecer? Como acontecerá a fiscalização para que essas ruas não sejam tomadas, novamente, por camelôs?

De acordo com Marco Antônio Aires, responsável pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região Centro/Norte – SDU, os vendedores ambulantes terão um espaço amplo, seguro e com várias atividades e produtos para atrair os clientes. “Nós vamos atuar veementemente para que nenhum outro ambulante volte para as ruas que serão reestruturadas. Haverá forte fiscalização para que isso não aconteça”, frisou.

O Shopping da Cidade está previsto para ser inaugurado no dia 29 de junho. Após a transferência dos vendedores ambulantes para o novo local, as ruas Simplício Mendes e Álvaro Mendes serão fechadas para reforma. Todo o projeto faz parte do plano de requalificação do Centro de Teresina, que prevê a abertura de novas vias, reforma de praças e modernização da iluminação.

E você, acredita que o Centro ficará melhor sem a existência de centenas de camelôs?
COMENTE essa matéria e deixa a sua opinião.


Flávio Moura

Veja quais os locais onde estarão os radares na próxima semana

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina - STRANS divulgou na manhã de ontem, dia 29, a escala com a localização dos radares, para o período de 1º de junho até o dia 6. A notícia é de interesse relevante aos condutores de veículos da capital piauiense, para que fiquem conscientes dos riscos de se ultrapassar os limites impostos pelos radares.

Para a STRANS, a função do radar é educativa, pois chama a atenção dos condutores para a velocidade máxima em determinadas vias, além de condicioná-los a observar e respeitar as leis de trânsito.

Veja abaixo a localização de cada radar, para cada dia da semana:

01.06 (SEG)

MANHÃ :

Avenida Zequinha Freire, próximo ao Nº 703

Avenida Poty Velho, próximo a Quadra A, Lote 5

Avenida Higino Cunha, próximo ao N° 1157

TARDE:

Avenida Dos Expedicionários, próximo ao números 790 e 3967

Avenida Poty Velho, próximo a Quadra A8, Lote 4

Avenida Barão de Castelo Branco, próximo ao Nº 1010

02.06 (TER)

MANHÃ:

Avenida Henry Wall de Carvalho, próximo ao Nº 4636

Avenida Centenário, próximo ao Nº 2778

Avenida Barão de Gurguéia, próximo ao Nº 2172

TARDE:

Avenida Henry Wall de Carvalho, próximo a Quadra 46, Casa 11

Avenida Miguel Rosa, próximo ao N? 1704

Avenida Maranhão, próximo ao bloco C no Centro Administrativo

03.06 (QUA)

MANHÃ:

Avenida Noé Mendes, próximo ao Quadra 4, Casa 39

Avenida Presidente Kennedy, próximo ao N° 780

Avenida Ininga, próximo ao Nº 1721

TARDE:

Avenida Noé Mendes, próximo ao Nº 4862

Avenida Antonieta Bulamarque, próximo ao Nº 5004

Avenida Marechal Castelo Branco, próximo ao N° 2864

04.06 (QUIN)

MANHÃ:

Avenida Dom Severino, próximo ao N° 3765

Avenida Gil Martins, próximo ao N° 730

Avenida dos Expedicionários, próximo ao N° 790

TARDE:

Avenida Dom Severino, próximo ao N° 2451

Avenida Barão de Gurgueia, próximo ao N° 2913

Avenida Zequinha Freire, próximo ao N° 703

05.06 (SEX):

MANHÃ:

Avenida Homero Castelo Branco, próximo ao N° 1922

Avenida Barão de Castelo Branco, próximo ao N° 1010

Avenida dos Expedicionários próximo aos números 790 e 3967

TARDE:

Avenida Homero Castelo Branco, próximo ao N° 3765

Avenida Higino Cunha, próximo ao N° 1157

Avenida Zequinha Freire, próximo ao N° 703

06.06 (SÁB)

MANHÃ:

Avenida Henry Wall de Carvalho, próximo ao N° 4636

Avenida Dom Severino, próximo ao N° 3765

Avenida Centenário, próximo a N° 2778



Flávio Moura - Com informações da STRANS

'Montanha' de lixo gera transtornos para moradores de Teresina


Uma verdadeira ‘montanha’ de lixo, que já dura dois meses e nenhuma providência foi tomada. Essa é a imagem que os moradores da Rua Oeiras, bairro São Pedro, zona Sul de Teresina, são obrigados a enxergar e a conviver, todos os dias, correndo sérios riscos de serem contaminados por alguma doença, como a própria dengue.

No local, muito entulho e resto de alimentos formam um aglomerado de lixo, fazendo com que um esgoto a céu aberto seja formado e atrapalhe o cotidiano dos moradores da região. “A situação aqui está extremamente precária. Já fazem dois meses que nós esperamos por alguma solução, mas nada nunca foi feito, nem pela prefeitura, muito menos pelo proprietário do terreno”, desabafou Francisco Veloso, morador de uma casa que fica ao lado do terreno baldio.

Ainda segundo Francisco, esse terreno abrigava uma fábrica de estofados, mas há alguns anos que a fábrica foi abandonada e demolida, reunindo muito entulho e deixando os moradores ao risco iminente de doenças, de infecções.

Francisco esclareceu que os moradores da Rua Oeiras já recorreram à ajuda da prefeitura, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sul, SDU, mas o órgão alegou que nada poderia ser feito, porque o terreno estava sob responsabilidade do dono da fábrica.


Flávio Moura

Engenheiro do caso Algodões I rebate acusações e se diz inocente


O engenheiro Luiz Hernani de Carvalho, engenheiro responsável pelas obras na barragem de Algodões I, na cidade de Cocal (PI), divulgou nota à imprensa neste sábado (30) em que dá sua versão para a tragédia. Luiz Henrique rebateu todas as criticas que o apontaram como principal responsável pela volta das famílias à suas casas. Ele teria avisado que a barragem não corria risco de romper.


Na nota, o engenheiro negou ser “culpado”, dizendo que uma série de fatores naturais e alheios as padrões internacional de
segurança contribuíram para a fatalidade.

Críticas:

A mídia nacional e local está repercutindo muito a tragédia de Algodões I. Tanto pela intensidade do acontecimento, que já matou sete pessoas e deixou milhares sem nada, mas principalmente pelo fato que já havia sido feito um estudo na barragem, pelo risco de rompimento. Mesmo assim o endinheiro responsável, Luiz Hernani de Carvalho, apontou que as famílias não corriam risco algum.

A maioria dos jornalistas está o apontando como principal culpado pelo desastre. Um exemplo foi o jornalista Boris Casoy, da TV Bandeirantes, que repercutiu o caso no Jornal da Noite, onde é apresentador, e classificou o a ordem para que as famílias voltassem para as áreas de risco como “criminosa”. Casoy ainda deixou uma pergunta no ar: “Será se dessa vez, pelo menos dessa vez, alguém vai ser responsabilizado?”

O Governo do Estado determinou a criação de um comitê técnico para avaliar o ocorrido na Barragem Algodões I. Foi determinado também que a Secretaria de Segurança instaure um inquérito para apurar as responsabilidades pelo desabamento.



Veja a íntegra do documento:







*Clique nas imagens para ampliá-las


Confira matérias relacionadas sobre a tragédia em Cocal:

Ministério Público Federal realizará investigações sobre o rompimento da barragem de Algodões I


Jovem de 17 anos foi encontrada morta em Cocal


Mais de três mil desabrigados


Antes e depois - Barragem de Algodões


Governo determina o envio de uma equipe de técnicos da PCPR à Cocal


Alerta Maximo no Norte do Piaui


Número de vítima do rompimento da Barragem sobe para 7


Mais de mil pessoas estão ilhadas em Cocal e Buriti dos Lopes




Laryssa Saldanha

Veja a Tabela de Classificação do Brasileirão 2009 - Série B


O Guarani, com 12 pontos e nenhuma derrota, por enquanto é o líder da Série B no Campeonato Brasileiro, mas o Vasco, com nove pontos, está buscando recuperar a liderança neste sábado(30), jogando contra o Paraná Clube .


Confira a Tabela completa de Classificação do Campeonato Brasileiro: http://www.brasileirao2009.net/

Whenna Duarte

Dez Necessários se apresenta em Teresina

Foto:do site

O show Dez Necessários, eleito o maior espetáculo de humor do ano, se apresenta neste sábado (30), às 21h, e no domingo(31) às 20h, no Teatro 4 de Setembro.

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Teatro 4 de Setembro, local do show.

Para informações ligue:
(86) 3222 7100
Ou acesse o site:www.deznecessarios.com.br


Whenna Duarte

Wilson Martins assina contrato do Residencial Jacinta Andrade


O vice-governador Wilson Martins assinou, na manhã desta sexta-feira, 29, contrato com as cinco construtoras vencedoras do processo de licitação destinado à construção do maior conjunto habitacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no país.


O evento aconteceu no auditório da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) e contou com a presença do vice-governador, lideranças políticas e líderes comunitários. O investimento será de R$ 112 milhões, recursos do Governo Federal e Governo do Estado.


São 4.300 casas que serão construídas no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. O residencial terá um diferencial, pois contará com moradias adaptadas para cadeirantes.


Marcelino Fonteles, o diretor-geral da ADH ressaltou a revolução habitacional no país. “Em oito anos, já foi feito mais no Brasil do que em um século, e o melhor, não foi preciso solicitar ajuda financeira do FMI”.

Fonte: CCom


Thaizys Val

Ação Global mobiliza grande número de participantes


Está acontecendo neste sábado (30) das 8h da manhã até as 17h, o Ação Global, uma iniciativa do SESI e da Rede Globo que completa este ano 16 anos de existência, e que procura através de parcerias com escolas, instituições, hospitais e outros, promover cidadania e educação para todas as classes.

O projeto, que está sendo realizado no Parque da Cidade, zona Norte de Teresina, oferece vários serviços para os visitantes, dentre eles: orientações jurídicas, emissão de documentos, atendimento na área de saúde (dentista, mensura de glicemia, pressão), arte,cidadania, educação, lazer, esporte, cultura e entretenimento.
Esses serviços são prestados através de palestras, apresentações teatrais, panfletagem, oficinas, dinâmicas e brincadeiras.

Segundo o músico de nome artístico Zezinho do Violão, o Ação Global é de grande importância para a sociedade. ”Mesmo músico, eu não tenho palavras para agradecer o Ação Global”, revela Zezinho, que aproveitou a oportunidade para realizar um grande desejo que já tinha há cinco anos, o de casar.

Assim como seu Zezinho, outros 50 casais participaram da cerimônia de casamento coletivo, um dos momentos mais esperados deste Ação Global. Cada um deles recebeu um bolo de casamento e participaram do sorteio de presentes.

O Ação Global também está sendo realizado em Parnaíba, este ano.

Cofira fotos do evento e comente:



























































































































Texto e fotos:Whenna Duarte