domingo, 7 de junho de 2009

População do interior do Piauí teme rompimento de outra barragem

Moradores de Piracuruca, no Piauí, temem que uma barragem com 250 milhões de metros cúbicos de água se rompa e cause uma tragédia similar à de Cocal. O rompimento aconteceu no último dia 27 e ainda há duas crianças desaparecidas.

Distante 80 km de Cocal, a barragem de Piracuruca tem cinco vezes a capacidade de armazenamento de Algodões 1, que rompeu com 50 milhões de metros cúbicos de água. Moradores dizem que o complexo está sem manutenção há cerca de oito anos.

“Durmo preocupado quando chove forte, com medo de que a barragem se rompa. Tenho a certeza de que, se isso ocorrer, o estrago será muito maior que o de Cocal”, diz John Kennedy de Morais Machado, de 45 anos, presidente da associação de piscicultores. Machado diz que já chamou a atenção dos responsáveis pela barragem, que foram até o local, 'mas nada fizeram'.

A presidente da Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí), Lucile Moura, nega risco de rompimento e que a obra esteja sem manutenção. No próximo mês, disse, 'haverá intervenção' na barragem.


Fonte: globo.com


Thaizys Val

Nenhum comentário: