terça-feira, 23 de junho de 2009

Estudantes de Jornalismo da UFPI realizam debate sobre trabalho escravo



Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 23, um debate no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sobre a relação entre a prática do trabalho escravo e a sua veiculação na mídia. Com realização da professora Maria de Lourdes Nunes, em parceria com os alunos da disciplina de Tópicos Especiais da Comunicação II, do curso de Comunicação Social da UFPI, o evento reuniu alunos do curso de Comunicação, além de professores.

Compondo a mesa de honra do evento e proferindo palestras, também estiveram presentes a superintendente regional do Trabalho, delegada Paulo Mazullo, além da presidente da Comissão Pastoral da Terra do Piauí, Joana Lúcia, o assessor de comunicação da superintendência regional do Trabalho, Cláudio Barros, e o presidente da Confederação Ibero-Americana dos Inspetores do Trabalho e Relações Internacionais do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Luís Lima.

Para a professora Maria de Lourdes, a realização desse debate é de extrema importância para a formação de profissionais da comunicação. Segundo ela, é preciso que os comunicadores sociais estejam atentos para uma cobertura mais bem estruturada e completa, sobre a prática do trabalho escravo e seus desdobramentos.

“A realização desse debate é importante pois o curso de Comunicação Social e os profissionais desse curso trabalham com as diversas questões sociais, as quais se tornam pautas para o trabalho cotidiano de jornalistas. No entanto, percebemos que existe um vazio muito grande, uma falta de embasamento, no que diz respeito à produção jornalística sobre o trabalho escravo. É preciso abordar melhor o assunto, de maneira mais completa”, enfatizou a professora.

Durante o evento, um vídeo foi mostrado ao público presente, destacando as diversas facetas do trabalho escravo e suas conseqüências na sociedade. “O trabalho escravo é bem mais comum do que se imagina”, disse Luís Lima, logo na abertura do debate.





Texto e fotos: Flávio Moura

Nenhum comentário: