segunda-feira, 22 de junho de 2009

Estudantes e profissionais de jornalismo saem às ruas para protestar


Nesta segunda-feira (22), os estudantes de jornalismo, profissionais da área e adeptos á causa se reuniram na capital para manifestar a revolta causada com a decisão do Supremo Tribunal Federal(STF) de extinguir a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercício da profissão.

Participaram do protesto várias profissionais locais de visibilidade, entre eles Zózimo Tavares, Cláudia Brandão, Fenelon Rocha, e o presidente do Sindicado dos Jornalistas do Piauí (SINDJOR-PI), Luís Carlos Oliveira. E representantes de outras áreas da sociedade, como o secretário estadual de Saúde Assis Carvalho, o presidente da OAB-PI, Norberto Campelo e o deputado estadual Fábio Novo.

Em entrevista ao Webcomnews, o deputado Fábio Novo destacou que “Extinguir a obrigatoriedade do diploma jornalístico é um verdadeiro estupro à democracia. O jornalismo é um pilar dessa democracia. Sem a sua qualidade e valorização, a democracia brasileira ficará insegura, sofrerá danos, será comprometida", enfatizou o deputado, que ainda destacou que em cerca de 10 dias será divulgado um levantamento jurídico, encomendado por ele.

A manifestação teve início na Av. Frei Serafim, centro de Teresina, e terminou com uma passeata até Assembléia Legislativa, onde os manifestantes assistiram a uma sessão sobre o assunto, comandada pelo deputado Fábio Novo. Na sessão, os deputados Antônio Uchoa (PDT), Cícero Magalhães e Flora Izabel (PT) e Warton Santos (PMDB), também externaram sua indignação com a decisão do STF.


Nenhum comentário: