terça-feira, 23 de junho de 2009

"Decisão do STF não se discute, se cumpre"

Foto: 180 graus

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de extinguir a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista causou diversas reações, em todo o país. Professores e profissionais da área declararam que os efeitos dessa decisão serão bastante acentuados em diversas áreas, como a academia. Afinal, como as universidades e faculdades enfrentarão essa situação?

Em entrevista ao Web COMNEWS, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor Luiz Sousa Júnior, declarou que ainda é cedo para que a academia tome alguma decisão, referente à extinção da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo. “Não posso tomar qualquer atitude, até porque o Ministério da Educação ainda não nos enviou nenhuma determinação. No entanto, acredito naquele ditado popular: decisão de algo ‘supremo’ não se discute, se cumpre”, afirmou.

Ainda segundo o reitor, o momento atual é de precaução, antes de dar qualquer declaração oficial e de tomar quaisquer atitudes. “Para mim, como reitor, é complicado falar algo agora, sobre esse assunto. Mas uma coisa eu garanto: essa decisão do STF não desvaloriza a profissão, tampouco invalida o profissional. Na minha visão, essa decisão fará com que haja uma melhora em toda a estrutura do curso de Jornalismo”, pontuou.


O posicionamento do professor Luiz Sousa Júnior é de extremo otimismo. Para ele, a imprensa brasileira atual está bastante consolidada e representa um papel extremamente importante para a sociedade.

Confira AQUI uma matéria relacionada, no site Observatório da Imprensa.




Flávio Moura

Nenhum comentário: