segunda-feira, 15 de junho de 2009

70 mil: multidão caminha pela solidariedade e amor ao próximo


A 14ª Caminhada da Fraternidade, realizada na manhã de domingo, dia 14, reuniu um número recorde de caminhantes: mais de 70 mil pessoas. O evento não deixou a desejar no que diz respeito à estrutura física. Com amparo da Polícia Militar do Piauí, guardas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito - STRANS, policiais rodoviários, oficiais do Corpo de Bombeiros, médicos, enfermeiros, carros de apoio com bebidas, ambulâncias com Unidade de Terapia Intensiva - UTI, além de centenas de voluntários que faziam um trabalho de apoio, em meio à multidão, o evento foi um verdadeiro sucesso.

Pessoas de todas as classes sociais, idades, raças e religiões. Essa foi a imagem vista em meio à multidão de branco, que pedia solidariedade e amor ao próximo, e falavam: “A Esperança que faz acontecer está em Teresina!”.

Cerca de 500 pessoas trabalharam, voluntariamente, na organização do evento. Empresas de transportes coletivos disponibilizaram dois ônibus, cada uma, para que as pessoas tivessem acesso à caminhada, sem precisar sair de casa com seus veículos.

Além disso, uma mensagem de conscientização foi repassada pelo organizador do evento, padre Tony Batista, para que as pessoas não danificassem a estrutura do canteiro central da avenida Frei Serafim, tampouco jogassem lixo durante o trajeto da caminhada.

E para evitar que o lixo fosse acumulado em vias de tráfego, a prefeitura de Teresina colocou na avenida vários funcionários do setor de limpeza da Superintendência de Desenvolvimento Urbano - SDU da região Centro/Norte, que, à medida que as pessoas fossem passando, eles iam coletando o lixo.

O trajeto da caminhada tem uma extensão de quase sete quilômetros. As mais de 60 mil pessoas seguiram pelas avenidas Frei Serafim, João XXIII e Nossa Senhora de Fátima, que foram isoladas pela Polícia Rodoviária Federal.

O encerramento aconteceu na avenida Universitária, próximo ao balão da avenida Ininga, com bênção final e shows de bandas locais. No início e ao final da caminhada, profissionais de Educação Física conduziram um exercício de alongamento, para que as pessoas não se desgastassem em excesso.

A caminhada também mostrou que está no mesmo ritmo da evolução da inclusão social: centenas de pessoas portadoras de deficiência física caminharam, cantaram, rezaram, se alegraram.

Além disso, como não poderia deixar de ser, a 14ª Caminhada da Fraternidade trouxe uma fonte de renda, garantida, para muitas famílias. O vendedor ambulante, Francisco Rodrigues, comercializou bebidas, optando por vendê-las durante o trajeto da caminhada. "Não fica nada. Nenhuma lata de refrigerante 'para contar a história'. Consigo arrecadar mais de R$ 300", disse. Assim como ele, todas as outras pessoas que se dispuseram a trabalhar durante a caminhada, tiveram lucro, e alto.


Veja mais fotos:








Texto e fotos: Flávio Moura

Nenhum comentário: